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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
21/06/1999 |
Data da última atualização: |
27/06/2019 |
Autoria: |
OLIVEIRA JUNIOR, A.; MIRANDA, G. V.; CRUZ, C. D. |
Afiliação: |
ANTONIO OLIVEIRA JÚNIOR, Universidade Federal de Viçosa - UFV/Departamento de Fitotecnia; GLAUCO VIEIRA MIRANDA, Universidade Federal de Viçosa - UFV/Departamento de Fitotecnia; COSME DAMIÃO CRUZ, Universidade Federal de Viçosa - UFV/Departamento de Biologia Geral. |
Título: |
Predição de populações F3 a partir de dialelos desbalanceados. |
Ano de publicação: |
1999 |
Fonte/Imprenta: |
Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 34, n. 5, p. 781-87, maio 1999 |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Título em inglês: Prediction of F3 populations based on unbalanced diallel crossing systems. |
Conteúdo: |
O objetivo deste trabalho foi predizer as propriedades de populacoes segregantes F3 (combinacoes hidridas) a partir de estudos dialelicos na geracao F1. Para isso, foram avaliados oito combinacoes hibridas, obtidas de cruzamentos compativeis entre sete progenitores (Diacol Andino, Ica Lhanogrande, Ica Tundama, Rojo 70, Rio Tibagi, Carioca e Roxo), por meio dos esquemas de analises de cruzamentos dialelicos desbalanceados circulante e de meia-tabela. As combinacoes hibridas F1 e os progenitores foram conduzidos no delineamento inteiramente casualizado, com numero de repeticoes por tratamento variavel, e em casa de vegetacao. A geracao F3 foi conduzida em dois locais, em condicoes de campo, em delineamento de blocos completos casualizados. Foram avaliados os caracteres numero de vagens por planta (NVP) e peso de sementes por planta (PSP). A predicao por meio dos efeitos da capacidade geral de combinacao (CGC) na F1 foi mais eficiente que a predicao a partir do desempenho observado no F1 com relacao a media dos dois caracteres agronomicos das populacoes segregantes F3 (combinacoes hibridas). Foram constatadas correlacoes negativas entre as geracoes observadas e preditas, quando se utilizaram as informacoes do dialelo circulante desbalanceado. |
Palavras-Chave: |
Capacidade geral de combinacao; Dry bean; Feijao comum; General combing ability; Hibridos. |
Thesaurus Nal: |
hybrids. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/AI-SEDE/11854/1/PAB97082.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
19/03/2024 |
Data da última atualização: |
19/03/2024 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
A - 4 |
Autoria: |
MARTINS, P. F.; ARAÚJO, F. R. de; BOMFIM, F. R.; SILVA, A. F.; BARBOSA, A. C. F.; COCOZZA, F. del M. |
Afiliação: |
PELUZIO FERREIRA MARTINS, Doutorando da Universidade Regional do Cariri - URCA; FREDSON RODRIGUES DE ARAUJO, Doutorando do Instituto Federal da Bahia - IFBA; FELIPE RODRIGUES BOMFIM, UNEB; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; ANNA CHRISTINA FREIRE BARBOSA, UNEB; FABIO DEL MONTE COCOZZA, UNEB. |
Título: |
Educação do campo e geografia: diálogos com a agroecologia. |
Ano de publicação: |
2024 |
Fonte/Imprenta: |
Observatorio de La Economía Latinoamericana, v. 22, n. 2, p. 1-16, 2024. |
ISSN: |
1696-8352 |
DOI: |
10.55905/oelv22n2-236 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este trabalho de caráter interdisciplinar traz uma abordagem das temáticas de Educação do Campo, Geografia e Agroecologia, fruto de um evento do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), denominado Mesa Redonda Educação do Campo e Geografia: diálogos com a Agroecologia, organizado por dois Doutorandos do curso de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Universidade do Estado da Bahia (PPGADT-UNEB), em parceria com o Curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri (URCA) sob orientação de docentes do programa, com a participação de estudantes, professores e convidados da comunidade externa. O objetivo principal desse artigo é apresentar os resultados e discussões do evento realizado por meio da interdisciplinaridade entre os temas abordados e suas possibilidades no campo prático. Utilizou-se como referenciais teóricos da Educação do Campo, os estudos de (CALDART, 2012; REIS, 2010, SILVA, 2015) da Geografia (ALMEIDA,1991; ALMEIDA, 2022; KAERCHER, 2014; MARTINS, 2016 e 2018) e do campo da Agroecologia (ALTIERE, 1989; PETERSEN, 2012; CAPORAL, 2002; PRIMAVESI, 2021). A metodologia adotada nesse trabalho está focada em um relato de experiência, tendo como ponto de partida o evento realizado. Os principais resultados estão destacados na possibilidade efetiva de trabalhar as categorias de forma interdisciplinar, pois a tríade da temática possui como principal característica a visão sistêmica de mundo, pautada na relação contante entre sociedade e natureza. MenosEste trabalho de caráter interdisciplinar traz uma abordagem das temáticas de Educação do Campo, Geografia e Agroecologia, fruto de um evento do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), denominado Mesa Redonda Educação do Campo e Geografia: diálogos com a Agroecologia, organizado por dois Doutorandos do curso de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Universidade do Estado da Bahia (PPGADT-UNEB), em parceria com o Curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri (URCA) sob orientação de docentes do programa, com a participação de estudantes, professores e convidados da comunidade externa. O objetivo principal desse artigo é apresentar os resultados e discussões do evento realizado por meio da interdisciplinaridade entre os temas abordados e suas possibilidades no campo prático. Utilizou-se como referenciais teóricos da Educação do Campo, os estudos de (CALDART, 2012; REIS, 2010, SILVA, 2015) da Geografia (ALMEIDA,1991; ALMEIDA, 2022; KAERCHER, 2014; MARTINS, 2016 e 2018) e do campo da Agroecologia (ALTIERE, 1989; PETERSEN, 2012; CAPORAL, 2002; PRIMAVESI, 2021). A metodologia adotada nesse trabalho está focada em um relato de experiência, tendo como ponto de partida o evento realizado. Os principais resultados estão destacados na possibilidade efetiva de trabalhar as categorias de forma interdisciplinar, pois a tríade da temática possui como principal característica a visão sistêmica de mundo, pautada na re... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agroecologia; Desenvolvimento Territorial; Educação do campo; Espaço rural; Interdisciplinaridade. |
Thesagro: |
Desenvolvimento Rural. |
Thesaurus NAL: |
Agroecology; Rural development. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1162992/1/Educacao-do-campo-e-geografia-dialogos-com-a-agroecologia-2024.pdf
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Marc: |
LEADER 02465naa a2200301 a 4500 001 2162992 005 2024-03-19 008 2024 bl uuuu u00u1 u #d 022 $a1696-8352 024 7 $a10.55905/oelv22n2-236$2DOI 100 1 $aMARTINS, P. F. 245 $aEducação do campo e geografia$bdiálogos com a agroecologia.$h[electronic resource] 260 $c2024 520 $aEste trabalho de caráter interdisciplinar traz uma abordagem das temáticas de Educação do Campo, Geografia e Agroecologia, fruto de um evento do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), denominado Mesa Redonda Educação do Campo e Geografia: diálogos com a Agroecologia, organizado por dois Doutorandos do curso de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Universidade do Estado da Bahia (PPGADT-UNEB), em parceria com o Curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri (URCA) sob orientação de docentes do programa, com a participação de estudantes, professores e convidados da comunidade externa. O objetivo principal desse artigo é apresentar os resultados e discussões do evento realizado por meio da interdisciplinaridade entre os temas abordados e suas possibilidades no campo prático. Utilizou-se como referenciais teóricos da Educação do Campo, os estudos de (CALDART, 2012; REIS, 2010, SILVA, 2015) da Geografia (ALMEIDA,1991; ALMEIDA, 2022; KAERCHER, 2014; MARTINS, 2016 e 2018) e do campo da Agroecologia (ALTIERE, 1989; PETERSEN, 2012; CAPORAL, 2002; PRIMAVESI, 2021). A metodologia adotada nesse trabalho está focada em um relato de experiência, tendo como ponto de partida o evento realizado. Os principais resultados estão destacados na possibilidade efetiva de trabalhar as categorias de forma interdisciplinar, pois a tríade da temática possui como principal característica a visão sistêmica de mundo, pautada na relação contante entre sociedade e natureza. 650 $aAgroecology 650 $aRural development 650 $aDesenvolvimento Rural 653 $aAgroecologia 653 $aDesenvolvimento Territorial 653 $aEducação do campo 653 $aEspaço rural 653 $aInterdisciplinaridade 700 1 $aARAÚJO, F. R. de 700 1 $aBOMFIM, F. R. 700 1 $aSILVA, A. F. 700 1 $aBARBOSA, A. C. F. 700 1 $aCOCOZZA, F. del M. 773 $tObservatorio de La Economía Latinoamericana$gv. 22, n. 2, p. 1-16, 2024.
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Embrapa Semiárido (CPATSA) |
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